sexta-feira, junho 22, 2012

Planejando sua Viagem - Documentação

Oi gente, tudo bem?

Como vocês sabem, eu fui viajar pra Orlando nas minhas férias (em abril/2012) e prometi contar tudo aqui no blog! Demorei, mas chegou a hora!!

Vou aproveitar para dar algumas dicas, assim quem sabe ajudo alguém que esteja planejando viajar... ou planejando planejar viajar! rs

A DOCUMENTAÇÃO 


Eu fui para os Estados Unidos. Para entrar lá você precisa, além do Passaporte, do Visto Americano. Pelo menos por enquanto, pois os EUA estão facilitando a entrada de brasileiros cada vez mais. 
Vou contar para vocês como foram minhas experiências e como fiz para conseguir esses documentos. 

O primeiro documento que você precisará ter é o PASSAPORTE. 

O meu eu fiz em 2008 na Polícia Federal de Campinas. Como faz muito tempo, o procedimento teve algumas alterações (logo que o meu tinha ficado pronto saiu um "modelo novo").
No site da Polícia Federal você encontra todas as informações necessárias para emitir o seu: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Fiz um resumo pra vocês terem ideia de como é:
O primeiro passo é conferir no site a lista de documentos necessários e já separá-los. Em seguida, preencha o requerimento online e pague a taxa respeitando a data de vencimento (essa taxa é emitida após o requerimento ser completamente preenchido. É o primeiro dos muitos gastos que você terá, prepare-se!).

Na data agendada, leve todos os seus documentos originais. Se não puder comparecer na data, reagende. Provavelmente neste mesmo dia você irá tirar a foto, então vá "apresentável".

Depois, você precisará esperar ficar pronto. É possível acompanhar o status do pedido pela internet. No dia de retirar, você deverá ir pessoalmente no local, portando um documento de identificação (RG). 

Não é muito complicado, é quase como tirar qualquer documento. Essa parte, na verdade, é a mais tranquila! O maior problema é a demora, pois pode ser que demore meses! Por isso se organize, para não ficar desesperado(a). 

Somente quando estiver com o passaporte em mãos é que você deve solicitar o Visto. 

Outro ponto importante é que, para entrar nos EUA, por exemplo, não pode estar faltando menos que 6 meses para o vencimento de seu passaporte.
Já para conseguir o visto, não pode estar faltando menos que 1 ano para o vencimento do passaporte. Por isso, fique atento na validade! Pode ser que seja necessário emitir um passaporte novo, caso você já tenha.

Para "tirar" o VISTO, procurei por uma empresa especializada nisso. Pra quem tiver interesse, é a Schultz Vistos, em Campinas. Se não me engano, alguns despachantes também fazem esse serviço de assessoria.
Nada impede que você faça tudo sozinho(a), mas essas empresas te passam uma maior segurança de que "vai dar certo", pois eles sabem exatamente o que precisa fazer.
Para requerer um visto americano é preciso agendar o atendimento no Consulado. Para isso é necessário preencher um requerimento online (em inglês) e pagar uma taxa em um banco específico.
Lembre-se que existem apenas alguns Consulados dos EUA no Brasil, portanto verifique qual é o mais próximo de você, pois talvez seja necessário você fazer uma viagem longa para chegar até ele. (Eu fui no de São Paulo - capital).

Minha experiência com a Schultz foi a seguinte:
Liguei para contratar os serviços, paguei via depósito e enviei o comprovante. Eles então me enviaram um formulário para preenchimento, que eu enviei de volta juntamente com a digitalização de alguns documentos meus.
No valor que paguei já estavam inclusas todas as taxas do consulado e a Schultz ficou encarregada de realizar esses pagamentos. 
Após realizarem o agendamento, me informaram a data e o horário, além de terem passado várias recomendações para o dia da entrevista. Pouco antes da data da entrevista, fui até a Schultz para pegar os formulários e todas as outras papeladas que precisa levar no dia.

O agendamento é outro processo demorado, fiz a solicitação em agosto e só fui no consulado em dezembro! Você pode agendar para uma data mais próxima, seja por sorte (pois agora está um pouco mais rápido) ou pagando um pouco mais caro para fazer uma solicitação urgente (se não me engano isso é possível sim! Mas nada melhor do que planejar tudo com antecedência, não é mesmo?).

DICAS PARA O DIA DA ENTREVISTA DO VISTO:

- Faça uma pasta e coloque nela todos os seus documentos originais... não esqueça o passaporte de forma alguma, pois, pra quem não sabe, o visto é colado em uma página do passaporte!

- Leve declarações de escola/faculdade/trabalho, comprovante de endereço, holerites... tudo o que comprove sua renda e um vínculo no Brasil. Tenha um orçamento de alguma agência ou algo que possa comprovar o motivo da viagem, para não pensarem que você pretende ficar por lá ilegalmente. (Eu levei tudo isso e não pediram para que mostrasse, mas muitas vezes eles pedem!)

- Dizem que o pessoal do Consulado é "implicante" e que se você já estiver de passagens compradas eles podem negar propositalmente. Não sei se isso é verdade, mas eu pelo menos preferi não arriscar! Conheço pessoas que tiveram o visto negado sem motivo aparente, então só confirmei a minha viagem após estar com o visto em mãos.

- Não leve celular no dia da entrevista, pois não é permitido entrar com ele no Consulado, além de não ter guarda volumes.

- Leve dinheiro para o estacionamento e para comer alguma coisa. Não me lembro quanto paguei de estacionamento, mas não é barato!

- Só pode entrar no Consulado quem vai fazer a entrevista. Pode ser que menores de idade, por exemplo, possam/precisem entrar acompanhados... verifique no site as recomendações. (Minha mãe e meu tio me levaram, mas ficaram em um shopping que era próximo). 

- A entrada é bem rigorosa, você terá que mostrar seu agendamento diversas vezes, passar por várias filas diferentes e por detecção de metais.

- Não pense que o consulado é chique! O de São Paulo não é nada do que eu imaginava. É um lugar grande, mas é apenas coberto (não tem paredes). Vai ter um monte de gente marcada pro mesmo horário que você (tipo assim: umas mil pessoas!), poucos lugares pra sentar e muito "calor humano". No fundo tem um balcão enorme, com várias cabines de vidro. Você conversa em pé com os funcionários e através do vidro. As vezes a fila é tão grande que você tem que ficar na parte descoberta... foi por pouco que não me molhei, pois no dia que fui choveu.

- NÃO VÁ DE SALTO ALTO!! Eu fui e fiquei lá dentro 3 horas e meia e na maioria do tempo, EM PÉ. Juro! (Foi em dezembro de 2011, atualmente pode ser que esteja mais rápido). Vá com uma roupa apresentável, não muito social, nem muito despojado. Se estiver um dia quente, vá com uma roupa bem fresquinha, pois lá, apesar de aberto, é bem abafado!

- Você precisará passar por várias etapas que, em si, são rápidas... (o que demora mesmo é a espera). Preste atenção em tudo, pois se você errar em algo, praticamente volta pro fim da fila... eles explicam tudo bem por cima e acham ruim se você não entende. 
(Na hora de cadastrar as digitais, eu não estava escutando direito o que o moço estava dizendo. Perguntei "como?" uma vez e ele me olhou feio e mandou eu fazer esse processo com um americano. Perdi meia hora!! Não sei se foi por isso, mas evite se confundir!!rsrs)
Enfim, você terá que "se virar"! Fique o tempo inteiro olhando pras senhas nas televisões, a fim de se dirigir ao balcão assim que for chamado(a) e não perder a vez. Se estiver com algum amigo, não se preocupe se ele fizer algo diferente de você. Algumas vezes eu e minha amiga fomos pra etapas diferentes, mas no fim aconteceu tudo igual e conseguimos!!

- Na entrevista me perguntaram o seguinte: Você vai pra onde? Qual o motivo da viagem? Você trabalha? Onde? Faz o que? Você estuda? Onde? Que curso? Qual seu endereço? Você mora com seus pais? Do que seus pais trabalham? Com quem você vai viajar? Quantos dias vai ficar? Que hotel? Você já saiu do Brasil? Conhece alguém que mora nos EUA?
Responda somente o que te perguntarem e vá direto ao ponto, não "floreie"! Apesar de tudo, tente permanecer tranquilo(a) e demonstre sinceridade. Tinha alguns funcionários entrevistando que pareciam ser bem simpáticos, então não fique aterrorizado(a)! Mas também não faça brincadeirinhas, pois lá todos são bem sérios... afinal é um trabalho sério.

- A entrevista é a última etapa. Se eles ficarem com seu passaporte é porque você passou. Irão te encaminhar pra última fila, que é onde você terá que pagar o sedex (tenha dinheiro pra isso também!). Depois de alguns dias o passaporte chegará na sua casa com o visto. 
Caso contrário (se eles devolverem seu passaporte na hora), o pedido foi negado. Aí você terá que esperar mais uns meses pra tentar requerer novamente. Acho que eles não informam o motivo... mas possivelmente seja porque acharam que você quer ficar nos EUA ilegalmente ou porque desconfiam que você não tem renda suficiente pra pagar a viagem e se manter lá durante a estadia.


Acho que é isso! Algumas dessas dicas teriam me ajudado muito se eu soubesse... por isso, realmente espero que ajudem vocês!!


No próximo post vou falar sobre os preparativos da viagem... sobre tudo o que você tem que pensar antes de ir! E depois começo a falar de como foi minha viagem, contando dia por dia e dando dicas para seu roteiro dentros dos parques de Orlando! :)


Beijos

7 comentários:

  1. Adorei! Planejo viajar mas não imaginava que fosse assim, com tanta burocracia. Agora entendo o desespero da Alice Salazar quando ganhou o concurso e a viagem pra Paris, mas não foi pelo visto negado :x

    ResponderExcluir
  2. Nooossa, se eu vor viajar ano que vem ja vou providenciar a documentação nesse ano..
    Pq é demorado mesmo!

    ResponderExcluir
  3. olá, gostei muito do blog muito fofo e os videos comessei a ver no youtube e amei as dicas estao me ajudando muito por sua causa vou comessar a gravar alguns videos e parabens viu muito bom o seu travbalho otimo seu cabelo é lindo kkk' entre no meu blog : http://www.modastita.blogspot.com.br/ obj bjjooos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Scarlet!
    Eu tô louca pra ir pra NYC ano que vem mas não tinha nem idéia do que fazer.
    Esse post super me deu uma luz!!
    Se importa de me dizer quanto você gastou ao todo? VALOR DO PASSAPORTE+VISTO+SEDEX...
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!! Eu não lembro quanto gastei com o passaporte... só sei que agora está mais caro que na época que eu fiz. Já com o visto gastei uns R$ 400,00, pq fiz com essa assessoria...(se vc fizer por conta própria fica mais barato). O sedex era baratinho, no máximo 20 reais! Que bom q te ajudei :)))) beijosss

      Excluir
  5. Parabéns seus posts são super uteis.
    Seu cabelo é LINDO!
    Beijos.
    Sandrah Rocha

    ResponderExcluir
  6. Nossa, super amei as dicas, mas nossa, dá um trabalhão viajar pra outro país né. hehe
    Por isso ainda não me arrisquei!!!!
    Bjs.
    Blog: olhardemanu
    Instagram: manu_mn

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Sua opinião é muito importante :) beijinhos

Paginação numerada



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Subir